quinta-feira, 31 de março de 2011

A virtude não mora nos extremos, está no meio termo ...

Ensinou -me o Pe João Mohana , que virtude em exesso é defeito pois somos humanos, e o exagero é sempre produto de pressão . Ou nossa ,ou externa ,mas sempre  produz efeitos colaterais danosos . Tenho refletido aqui a insatisfação do povo brasileiro com a corrupção e com o desperdício . Me veio trazido por grande Amigo  , o António Soares de Sousa , um vídeo mostrando que na Suécia não ha mordomias para pessoas que trabalham no seviço público . Verdade para todos sem excessão ! Tomo isso como exemplo de que é possivel e justo diminuir a despeza com o serviço público , notadamente com os cargos eletivos . A primeira providência do FMI NOS PAISES DO EURO é diminuir os gastos públicos cortando excessos !
Aqui nos tres primeiros meses desse governo o tempo e os esforços são gastos principalmente com o rateio do butim ! PT (PARTIDO DOS VESTAIS ) X PMDB ( PARTIDO DOS PRAGMÁTICOS ) sob as vistas dos demais partidos da Aliança  que ficam de boca aberta esperando vez pois a mamata é grande e sempre vai sobrar alguma coisa ... vejam até a oposição já tem defecções de políticos que anseiam entrar na divisão criando novo partido e migrando para a Aliança .A reforma política não sai , pois se sair é para piorar mantendo mais firme ainda o establishment ( mamata ) . Isso se daria com as famosas listas fechadas , uma indecência que é totalmente alienante . Faz do eleitotrado um curral de bobos que só farão endossar a cabresto essa mamata .Se sair , por misericórdia , pelo menos nos concedam o direito de abstenção como protesto . Respeitem a cidadania único trunfo dos anônimos ,e baluarte da Democracia ! Vejam o vídeo e depois vamos continuar a conversa :


Essa mordomia toda começou com Juscelino mudando às pressas a Capital para o Planalto . Foi a época do desenvolvimentismo a qualquer preço , mas a era terminou , e o preço continua a subir !  E agora está ficando demasiado alto , está nos custando a Democracia ! Conquista de gerações que se sacrificaram para desenvolver o Pais mantendo  , a Democracia viva ! É uma conquista de todos não pode ser usurpada por manobras eleitorais duvidosas .


Volto a afirmar que só haverá reforma política verdadeira quando o mal for extirpado pela raiz :  mudança do modelo Federativo esgotado , como caminho para a Democratização crescente,  por modelo novo tipo federativo com total reforma do sistema eleitoral . Saindo certamente ,do voto proporcional,  impeditivo de uma verdadeira Democracia representativa do povo . Creio que só sera possivel com convocação de uma Assembleia Constituinte específica com participação de entidades representativas da população ,e  quem sabe , sujeita à Plesbicito . Lanço as ideias ,e fico a espera de comentários mesmo que digam , e provem ,que estou redondamente enganado !
 Caso contrário porque não debater o assunto ?  Continuar assim é lastimável , parei !

2 comentários:

Unknown disse...

Temos que caminhar na direção de nossos sonhos

se quisermos alcançar êxitos inesperados

nas horas mais comuns.


henry david thoreau

Unknown disse...

Concordo com você, Renato, na necessidade de uma reforma profunda, estrutural no sistema político. Eu seria mais radical ainda do que você, e também mais visionário e com certeza utópico, ao sonhar com uma democracia como na República de Platão na qual, para início de conversa, o voto NÃO seria geral mas sim seletivo e NÃO quantitativo mas qualitativo, ou seja com peso proporcional à capacidade de análise de cada eleitor.
Mas isso, que não passa de uma utopia, como já dizia Platão, se aplica não apenas ao Brasil mas, no mínimo, a muitos Países.