sábado, 26 de março de 2011

A propósito da Decisão do STF sobre a Lei da Ficha Limpa ...

Aderi de coração à campanha da Avaaz.org mas declinei após a decisão do STF ... É QUE DECISÃO DO STF não se discute ! Explico meu ponto de vista que discorda de quem está precionando por uma decisão em prol da moralidade pública  ( inclusive OAB , Juristasc,etc . ) ! No meu entender cabe a nos votar corretamente , embora nem sempre nos é possível dado aos candidatos que são apresentados ao Colégio Eleitoral . Mas esse é o aspecto da vida política que o projeto visa corrigir , e espero o fará ! O STF no meu modo de ver decidiu entre visões  jurídicamnte cabíveis a que foi mais prudente ... vejam , qual a diferença entre Jader Barbalho e Dilma Roussef ? AMBOS TEM FICHA SUJA , ELE POR DESVIOS DE CONDUTA COMO ADMINISTRADOR DA COISA PÚBLICA , creio . ELA POR ATIVIDADES REVOLUCIONÁRIAS PELAS QUAIS FOI PRESA E  INDICIADA NO STM ONDE SEGUNDO SEI AINDA CORRE PROCESSO . 
E AS TRANSGRESSÕES ELEITORAIS QUE TUMULTUARAM O PLEITO ... Podemos fazer inúmeras comparações , lembrar vários políticos em situações diversas . Mas uma coisa é certa : não pode haver dois pesos e duas medidas . Elementos do mundo político oriundos da esquerda militante dita revolucionária pensam diverso . Acham , e nisso foram encorajados até por Frades , a se julgarem acima do bem e do mal , pelo simples fato de pertencerem à uma corrente política ``REVOLUCIONÁRIA `` . Ora ha no direito uma norma pétrea que diz : do intimo não cuida o juiz  . Assim ele deve ser objetivo e não pode levar em conta as intenções revolucionarias de quem quer que seja !  e mais : somos todos iguais perante a lei ! Ora ao julgar aplicável a lei às eleições pretéritas estariam na obrigação de atingir a todos em todo os níveis disputados . Assim ...como ficaríamos ... quem seria atingido , mensaleiros , ministros e outros políticos do governo anterior , a Presidente  , seu cabo eleitoral que descumpriu  o protocolo , quem ? Como separar o joio do trigo sem ferir a igualdade entre cidadãos .Temos que seguir adiante exigindo que essa higienização seja feita quanto antes mas concordo com a prudência do STF que além de técnico é político e tem que agir com sabedoria para não entornar o caldo . Vamos nos congregar e fazer nossa limpeza já nas próximas eleições . Principalmente fazendo pressão sobre a justiça eleitoral bloqueando candidatos de ficha suja de TODOS os partidos . Penso que o mesmo povo que elegeu  Dilma ,NÃO TEM COMO RECUSAR Barbalho  , ou tem ... o que acham vocês ? Vocês acham que mudando o sistema gerencial para confederação ajudaria ?  Pessoalmnte acho que poderia melhorar  no sentido de que  em  alguns Estados haveria progresso , em outros menos , mas no geral caminharíamos ... !
 A moralidade pública é um grande propósito mas não pode ignorar valores valiosos como a igualdade entre os cidadãos perante a lei ,  a objetividade dos julgamentos , nem a oportunidade política pensando na manutenção do E de Direito que é uma prerrogativa do STF . No passado ess e tribunal julgando Abeas corpus impetrado por Cafe´Filho para retornar à Prsidência emitiu uma frase que jamais  esquecerei : Ai dos vencidos , e o cara não retornou ...
Na República existem constituidos tres poderes que tem natureza política : o Judiciário (STF ) o LEGISLATIVO ( Prs. do Congresso ) e o EXECUTIVO ( Prs da Rep . ) . Na verdade a cidadania traz esse poder a qualque um,  mas com eles é que está a decisão final em seus campos de influência !
A moralidade pública nasce na consciência de cada cidadão deve ser amparada pelas leis , e sua aplicação . Mas é na consciência de cada um que ela se situa , e  constroi um tecido social sadio onde fichas sujas não prosperarão  : http://www.conscienciacriticaonline.com/2010/10/um-depoimento-lindo-direto-ao-coracao.html 





Nenhum comentário: