sábado, 4 de outubro de 2014

É verdade que o TSE PODE CONTRIBUIR ... E MUITO ... para aperfeiçoar campanhas ...

... e ainda mais para atualizar nosso modelo de processo eleitoral !A liberdade exige o exercício ativo e pleno da cidadania, em atendimento à esse direito que chega a se constituir em obrigação vários colunistas formadores eméritos de opinião foram unânimes em tecer críticas ao modelo atual e mais ao de gerência da política Nacional . Tomo carona no artigo de O Globo que inspirou o título e cujo link ofereço :TSE pode contribuir para aperfeiçoar campanhas  . Concordo em que as idéias de reforma propostas pelo ministro são excelentes ... mas acrescento uma que julgo fundamental para assegurar que o processo eleitoral cumpra sua finalidade de constituir um governo estável e forte ...ie com base na vontade, e aprovação popular - VERDADEIRAMENTE LEGITIMADO PELO VOTO DOS ELEITORES '':Assim como os cidadãos tem direito ao voto devem também ter direito ao veto'' . Esse veto seria acrescido à folha de votação uma vez aprovado pelo STF em resposta à pedidos da cidadania e/ou seus representantes . Os candidatos que usassem de malfeitos para burlar o eleitorado e/ou lograr vantagem indevida em relação aos concorrentes poderiam ser agraciados com votos negativos dos eleitores conferidos no ato do sufrágio ... ie , o eleitor votaria em seus candidatos e vetaria, os faltosos se assim entendesse . Fui a favor do voto facultativo mas , reconheço que existem argumentos fortes contra ...assim parti para essa forma de dar ao eleitorado oportunidade de moralizar a processo eleitoral punindo os faltosos . Bem , é claro que será preciso regulamentar com bastante competência esse direito ... mas acho que ele é fundamental, e urgente ! Deixar o processo ao talante dos marketeiros que o transformam em circo com verdadeiro escárnio aos eleitores sinceros não é razoável ... sequer justo ! Reforçando os argumentos em favor de uma ação enérgica para melhorar profundamente esse processo eleitoral faco referencia ao  artigo publicado no mesmo jornal pelo Senador Cristóvam Buarque mostrando com muita clareza como esse processo prejudica a vida nacional atingindo nosso Sistema Político -Administrativo com o câncer da corrupção multiforme ! Vejam no link : Corrupção eleitoral    Esse excelente político que já foi candidato à presidência nos leva à consideração de que o Sistema Parlamentarista talvez fosse melhor para o Pais possibilitando que pessoas como ele possam ter chance de ocupar o cargo de proa na administração federal ... porque não ? !!
Haveria uma vantagem adicional : poderíamos eleger candidatos com estatura de Estadistas, e com qualidades de administradores não tão desenvolvidas, para Presidente com funções mais de Estadista, e para primeiro ministro os que fossem grandes administradores pelo Congresso ! cogitei disso ao ler  a opinião do Dobbin publicada na página dos leitores no O Globo, que transcrevo :

                             

Na minha opinião é difícil combinar as duas funções no mesmo candidato ... são escaços os cidadãos que os possuem, e no caso não tem apelo eleitoral e quase sempre trânsito na classe política para atuar no primeiro plano da administração do Estado . Desde o advento da Constituição Cidadã temos esse problema que ainda não encontrou solução . Eramos desde a colonização uma Nação de feição Aristocrática e quisemos evoluir para uma democracia popular .E 'no entanto necessário ajustar de forma equilibrada o diálogo entre Capital e trabalho ie ... em outras palavras menos precisas mas de maior lucides : aristocracia e cidadania - creio que nosso povo entre os dois balança ... sua alma é de aristocrata/ súdito, e pretensão política de cidadão  . Quanto a mim voto no Aécio que pertence ao Partido que melhor trata dessa dialética entre uma e outra tendência do eleitor e pode conduzir nos com mais segurança rumo ao amadurecimento nossa jovem democracia de apenas 29 anos de existência contínua , até mais e bom discernimento quanto ao seu voto amanhã !



Nenhum comentário: